RECAÍDA: CONCEITUAÇÃO, MANEJO E PREVENÇÃO

Baseado em 168 avaliações
  • 31 Alunos matriculados
  • 30 Horas de duração
  • 19 Aulas
  • 4 Módulos
  • 13 Avaliações
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
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"Sou Carlos D'Albuquerque, um adicto em processo de recuperação. Quero testemunhar minha extrema gratidão a todos que contribuíram para a realização deste curso. Didaticamente pensado com muita sabedoria e dedicação, com certeza, é de grande aplicabilidade não só em processos de recuperação de dependentes químicos, assim como para a vida como um todo, vivendo a cada dia um processo de auto valorização. Superou e muito as minhas expectativas, Gratidão, Carlos D'Albuquerque"
Carlos
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EMENTA CURSO RECAÍDA

3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Profissionais de Comunidades Terapêuticas, Grupos de Mútua ajuda, Voluntários e pessoas engajadas nestes serviços.

Os conceitos e práticas abordadas neste curso não se aplicam unicamente às Comunidades Terapêuticas, mas sim a todas as formas de tratamento da dependência química, já que a recaída é um problema em todas as modalidades de tratamento.

Ricardo Valente de Souza
"Psicólogo - Procurador Geral FEBRACT - Delegado FEBRACT RS"

       

Psicólogo (CRP 07/14130) - UCPEL – Universidade Católica de Pelotas

Especialista em Psicologia Clínica – Instituto WP

Especialista em Terapia Clínica de Orientação Psicanalítica – SPPA

Especialista em Dependência Química – UNIAD/UNODC – Italy

Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental – Instituto WP

Conselheiro Internacional em Dependência Química/FLACT/OEA Nível Avançado III

Procurador Geral da FEBRACT - Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas

Representante da FEBRACT no Conselho da WFTC - Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas 

Delegado da FEBRACT no Estado do Rio Grande do Sul

Membro Fundador da Pastoral da Sobriedade na CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Foi Secretário Nacional da mesma Pastoral no Setor Juventude e 

Educação da CNBB 

Membro da Diretoria da CONFENAC – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil

Vice-Presidente do Fórum Permanente das Comunidades Terapêuticas do Rio Grande do Sul.


Lucas Roncati
"Diretor Executivo"


Psicólogo - CRP 06/154386

Diretor Executivo da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas - FEBRACT. 

Gestor Geral da Comunidade SOL - São José do Rio Preto - SP 



Clarice Sandi Madruga
"Psicóloga, Mestre em Neurociências e Mestre em Psicologia. Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica. Pós-Doutorado em Psiquiatria UNIFESP."


Atua na área de epidemiologia do uso de substancias psicoativas e prevenção. Graduada em Psicologia pela PUCRS (2000), possui um Mestrado em Neurociências (UFRGS -2003), e um Mestrado em Psicologia com ênfase em Dependência Química (Substance Misuse - Sussex University -2006). Tem o Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica (UNIFESP e Kings College - 2012). Pesquisadora associada do Kings College London desde 2010. Professora afiliada do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, onde concluiu o pós-doutorado do tipo PNPD (2018). É membro do comitê gestor do Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (INPAD) na UNIFESP, onde coordena o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD). Através de consultorias via PNUD/ONU realizou levantamentos sobre o perfil dos frequentadores da Cracolândia de São Paulo e também o sistema de monitoramento do serviço prestado pelas Comunidades Terapêuticas do Programa Recomeço para a Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Atualmente é Referência Técnica Nacional do Programa #TamoJunto pela Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (CGMAD) do Ministério da Saúde. Revisora Ad hoc de mais de 15 periódicos indexados.


Marcelo Ribeiro de Araujo
"Psiquiatra. Doutor em Ciências pela UNIFESP. Professor Afiliado do Departamento de Psiquiatria (UNIFESP), Diretor do CRATOD."


Psiquiatra, Doutor em Ciências pela UNIFESP, Professor Afiliado do Departamento de Psiquiatria (UNIFESP), Diretor do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas - CRATOD.


Lucas Roncati Guirado
"Psicólogo, Membro do Conselho Deliberativo da FEBRACT, Coordenador das ações da FEBRACT no Programa Recomeço do Estado de São Paulo de 2014 a 2019."


Psicólogo - Gerente de Produtos e Serviços da FEBRACT - Gestor da Comunidade Terapêutica SOL; Membro do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas - CONED - SP; Membro do Conselho Deliberativo da FEBRACT; Membro do COMAD - São José do Rio Preto - SP; Supervisor do Programa de Gestão de Qualidade de Vida - ARCONTEMP.


Você mesmo emite seu Certificado no final do curso.

Certificado de 30h chancelado pela FEBRACT e SENAPRED.

Conteúdo Programático

Neste módulo serão estudados os principais conceitos e entendimentos sobre o fenômeno da recaída e como esta é compreendida hoje. Conceituação científica, mitos, tabus, interpretações equivocadas e, em especial, como as Comunidades Terapêuticas acolhem e manejam esse complicado mecanismo que é realidade na vida de grande parte dos dependentes químicos. A conceituação clara deste aspecto contribui com a elaboração de estratégias eficazes para o seu manejo.
  • 1. AULA 1: Conceituação da recaída
  • PROVA AULA 1: Conceituação da Recaída
  • 2. AULA 2: As Doenças Recidivantes e a dependência química
  • PROVA AULA 2: As doenças recidivantes e a dependência química
  • 3. AULA 3: Etiologia aplicada ao fenômeno da recaída
  • PROVA AULA 3: Etiologia aplicada ao fenômeno da recaída
  • 4. AULA 4: Tabus, “pré-conceitos” e outros fatores associados
  • PROVA AULA 4: Tabus, “pré-conceitos” e outros fatores associados
  • 5. AULA 5: A Recaída e a Comunidade Terapêutica
  • PROVA AULA 5: A recaída e a Comunidade Terapêutica
Depois de ter estudado, no Módulo anterior, os principais conceitos ligados à princípios científicos, médicos e clínicos de recidiva/recaída, neste Módulo vai ser estu-dado, ou seja, concentrar-se-á potencial para caracterizar e tipificar os diferentes quadros de recaída. Pesquisadores na década de 80, como Browel, Marllat, Lichtensteine e Wilson, fizeram importante revisão dos comportamentos adictivos, nos quais procuraram afastar o conceito de doença/sintoma colocando foco nos aspectos cognitivos e comportamentais.
Não se considera um arcabouço teórico que anula o outro, pelo contrário, são entendimentos que se somam, a partir do comportamento e do universo cognitivo, a conceituação e a leitura. Com isso, compreender modelos, características e “tipos” de recaídas, vai ajudar a integrar e lançar um olhar mais singularizado sobre o fenômeno aqui proposto para estudo.
  • 1. AULA 6: Recaída: lapso e episódio
  • PROVA AULA 6: Recaída: lapso e episódio
  • 2. AULA 7: Determinantes do lapso e da recaída
  • PROVA AULA 7 - Determinantes do lapso e da recaída
  • 3. AULA 8: Neurociência e o processo de recaída
  • PROVA AULA 8 - Neuropsicologia, ambiente e o processo de recaída
  • 4. AULA 9: Os gatilhos para a recaída
  • 5. AULA 10: Aspectos Psicológicos associados à recaída
  • PROVA AULA 10: Aspectos Psicológicos associados à recaída
Neste Módulo serão apresentadas as diversas abordagens e técnicas a serviço da prevenção da recaída. Depois do aprofundamento na conceituação e no manejo da recaída e na caracterização da recidiva, haverá o aprofundamento sobre os elementos de proteção, as técnicas e as abordagens na prevenção à recaída, os mecanismos de defesa disponíveis em rede e na esfera individual do dependente químico.
  • 1. AULA 11: Epidemiologia da recaída
  • PROVA AULA 11 – Epidemiologia da recaída
  • 2. AULA 12: A prevenção da recaída
  • PROVA AULA 12 – A prevenção da recaída
  • 3. AULA 13: Prevenção da recaída e fatores associados
  • PROVA AULA 13 - Prevenção da recaída e fatores associados
  • 4. AULA 14: Balança de vantagens e desvantagens
  • 5. AULA 15: Treinamento de Habilidades Sociais e outras técnicas de prevenção da recaída
  • PROVA AULA 15 – Treinamento de habilidades sociais no contexto da dependência química
Neste último Módulo serão apresentados os conceitos finais e as conclusões aferidas neste trabalho sobre a recaída e a prevenção da recaída, para completar o arcabouço teórico, as bases das evidências, com a intersecção com os tradicionais programas de mútua ajuda, como os Doze Passos e seu papel na vida daqueles que estão comprometi-dos com a prevenção à recaída.
Assim, poderão ser assistidos de depoimentos de usuários e de lideranças acerca do papel dos grupos de mútua ajuda para dependentes e familiares no processo de prevenção da recaída.
No encerramento ter-se-á um importante aporte da filosofia grega, base do pensamento ocidental, para jogar mais “luz” ao referido trabalho sobre o complexo e desafiante tema proposto.

  • 1. AULA 16: Os Grupos de mútua ajuda na prevenção da recaída
  • 2. AULA 17: Estudos científicos sobre a eficácia dos grupos de mútua ajuda na prevenção da recaída
  • 3. AULA 18: Abandono de tratamento, recidiva e qualidade de vida no pós tratamento
  • 4. AULA 19: “O Caminho da Sobriedade”
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