RECAÍDA: CONCEITUAÇÃO, MANEJO E PREVENÇÃO
- 31 Alunos matriculados
- 30 Horas de duração
- 19 Aulas
- 4 Módulos
- 13 Avaliações
- 3 meses de suporte
- Certificado de conclusão
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Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.
Profissionais de Comunidades Terapêuticas, Grupos de Mútua ajuda, Voluntários e pessoas engajadas nestes serviços.
Os conceitos e práticas abordadas neste curso não se aplicam unicamente às Comunidades Terapêuticas, mas sim a todas as formas de tratamento da dependência química, já que a recaída é um problema em todas as modalidades de tratamento.
Psicólogo (CRP 07/14130) - UCPEL – Universidade Católica de Pelotas
Especialista em Psicologia Clínica – Instituto WP
Especialista em Terapia Clínica de Orientação Psicanalítica – SPPA
Especialista em Dependência Química – UNIAD/UNODC – Italy
Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental – Instituto WP
Conselheiro Internacional em Dependência Química/FLACT/OEA Nível Avançado III
Procurador Geral da FEBRACT - Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas
Representante da FEBRACT no Conselho da WFTC - Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas
Delegado da FEBRACT no Estado do Rio Grande do Sul
Membro Fundador da Pastoral da Sobriedade na CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Foi Secretário Nacional da mesma Pastoral no Setor Juventude e
Educação da CNBB
Membro da Diretoria da CONFENAC – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil
Vice-Presidente do Fórum Permanente das Comunidades Terapêuticas do Rio Grande do Sul.
Psicólogo - CRP 06/154386
Diretor Executivo da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas - FEBRACT.
Gestor Geral da Comunidade SOL - São José do Rio Preto - SP
Atua na área de epidemiologia do uso de substancias psicoativas e prevenção. Graduada em Psicologia pela PUCRS (2000), possui um Mestrado em Neurociências (UFRGS -2003), e um Mestrado em Psicologia com ênfase em Dependência Química (Substance Misuse - Sussex University -2006). Tem o Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica (UNIFESP e Kings College - 2012). Pesquisadora associada do Kings College London desde 2010. Professora afiliada do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, onde concluiu o pós-doutorado do tipo PNPD (2018). É membro do comitê gestor do Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (INPAD) na UNIFESP, onde coordena o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD). Através de consultorias via PNUD/ONU realizou levantamentos sobre o perfil dos frequentadores da Cracolândia de São Paulo e também o sistema de monitoramento do serviço prestado pelas Comunidades Terapêuticas do Programa Recomeço para a Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Atualmente é Referência Técnica Nacional do Programa #TamoJunto pela Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (CGMAD) do Ministério da Saúde. Revisora Ad hoc de mais de 15 periódicos indexados.
Psiquiatra, Doutor em Ciências pela UNIFESP, Professor Afiliado do Departamento de Psiquiatria (UNIFESP), Diretor do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas - CRATOD.
Psicólogo - Gerente de Produtos e Serviços da FEBRACT - Gestor da Comunidade Terapêutica SOL; Membro do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas - CONED - SP; Membro do Conselho Deliberativo da FEBRACT; Membro do COMAD - São José do Rio Preto - SP; Supervisor do Programa de Gestão de Qualidade de Vida - ARCONTEMP.
Você mesmo emite seu Certificado no final do curso.
Certificado de 30h chancelado pela FEBRACT e SENAPRED.
Conteúdo Programático
- 1. AULA 1: Conceituação da recaída
- PROVA AULA 1: Conceituação da Recaída
- 2. AULA 2: As Doenças Recidivantes e a dependência química
- PROVA AULA 2: As doenças recidivantes e a dependência química
- 3. AULA 3: Etiologia aplicada ao fenômeno da recaída
- PROVA AULA 3: Etiologia aplicada ao fenômeno da recaída
- 4. AULA 4: Tabus, “pré-conceitos” e outros fatores associados
- PROVA AULA 4: Tabus, “pré-conceitos” e outros fatores associados
- 5. AULA 5: A Recaída e a Comunidade Terapêutica
- PROVA AULA 5: A recaída e a Comunidade Terapêutica
Não se considera um arcabouço teórico que anula o outro, pelo contrário, são entendimentos que se somam, a partir do comportamento e do universo cognitivo, a conceituação e a leitura. Com isso, compreender modelos, características e “tipos” de recaídas, vai ajudar a integrar e lançar um olhar mais singularizado sobre o fenômeno aqui proposto para estudo.
- 1. AULA 6: Recaída: lapso e episódio
- PROVA AULA 6: Recaída: lapso e episódio
- 2. AULA 7: Determinantes do lapso e da recaída
- PROVA AULA 7 - Determinantes do lapso e da recaída
- 3. AULA 8: Neurociência e o processo de recaída
- PROVA AULA 8 - Neuropsicologia, ambiente e o processo de recaída
- 4. AULA 9: Os gatilhos para a recaída
- 5. AULA 10: Aspectos Psicológicos associados à recaída
- PROVA AULA 10: Aspectos Psicológicos associados à recaída
- 1. AULA 11: Epidemiologia da recaída
- PROVA AULA 11 – Epidemiologia da recaída
- 2. AULA 12: A prevenção da recaída
- PROVA AULA 12 – A prevenção da recaída
- 3. AULA 13: Prevenção da recaída e fatores associados
- PROVA AULA 13 - Prevenção da recaída e fatores associados
- 4. AULA 14: Balança de vantagens e desvantagens
- 5. AULA 15: Treinamento de Habilidades Sociais e outras técnicas de prevenção da recaída
- PROVA AULA 15 – Treinamento de habilidades sociais no contexto da dependência química
Assim, poderão ser assistidos de depoimentos de usuários e de lideranças acerca do papel dos grupos de mútua ajuda para dependentes e familiares no processo de prevenção da recaída.
No encerramento ter-se-á um importante aporte da filosofia grega, base do pensamento ocidental, para jogar mais “luz” ao referido trabalho sobre o complexo e desafiante tema proposto.
- 1. AULA 16: Os Grupos de mútua ajuda na prevenção da recaída
- 2. AULA 17: Estudos científicos sobre a eficácia dos grupos de mútua ajuda na prevenção da recaída
- 3. AULA 18: Abandono de tratamento, recidiva e qualidade de vida no pós tratamento
- 4. AULA 19: “O Caminho da Sobriedade”