Boas Práticas no Tratamento da Dependência Química - JULHO 21

Boas Práticas no Tratamento da Dependência Química - JULHO 21

Baseado em 16 avaliações
  • 28 Horas de duração
  • 8 Aulas
  • 8 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 1 mês de suporte
  • Certificado de conclusão
A inscrição para este curso terminou em 19/07/2021 às 13:00:00
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"Muitoo bom"
Felipe
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Uma parceria que já é sucesso em nossa Plataforma EAD: Estão abertas as inscrições para mais um curso da FEBRACT em parceria com CENE Cursos e UPPSI. Nele, contaremos com professores que abordarão os temas do livro " Boas Práticas no Tratamento da Dependência Química".

Garanta sua vaga!

As aulas começam no dia 19 de julho e se estendem até o dia 24, e serão realizadas ao vivo pela plataforma Zoom. De segunda a sexta-feira as aulas serão das 18h às  22h e, no sábado, a aula será das 8h às 12h. Agende-se!

Confira o cronograma de aulas ao vivo.

19/07 - Intervenções Familiares 1 

20/07 - Terapia Cognitivo Comportamental - Da Prevenção Da Recaída 

21/07 - Diagnóstico 

22/07 - Terapia Cognitivo Comportamento - Das Habilidades Sociais e de Enfrentamento De Situações de Alto Risco

23/07 - Intervenções Familiares 2

24/07 - Mindfulness e Prevenção de Recaída


PERGUNTAS FREQUENTES:

Qual o público-alvo desse curso?

Profissionais de diferentes áreas que atuam nas comunidades terapêuticas ou que tenham interesse em aprimorar os seus conhecimentos a respeito do tema.

Qual o objetivo desse curso?

O curso tem por objetivo instrumentalizar e favorecer o aprimoramento  das habilidades diagnósticas e terapêuticas de seus alunos dentro do universo da dependência química, de modo a viabilizar a estreita ligação entre o conhecimento científico e as diferentes abordagens de tratamento.

A elaboração deste curso se deve à necessidade de profissionais que têm sua prática relacionada à Dependência Química, mas não têm acesso a obras de cunho científico e/ou em outros idiomas – reciclarem seus conhecimentos pautados na seriedade acadêmica. Para tal, procurou-se reunir as mais variadas informações, de modo a facilitar a aquisição desse conhecimento.

Qual o valor do curso?

O curso tem o custo de R$ 500,00 se você optar pelo pagamento à vista, podendo ser parcelado em até 12x. No parcelamento em mais de 2x você deve observar a taxa do cartão de crédito que será adicionada na parcela. Você pode fazer a simulação diretamente na página de compra do curso e escolher a melhor opção.

Em quanto tempo tenho que realizar curso?

Após o início das aulas, você terá um mês de acesso ao curso. Considerando que na primeira semana as aulas serão gravadas, você terá mais 3 semanas para acessar todas as gravações na plataforma da FEBRACT.

Posso assistir ao vivo?

Todos os alunos que realizarem a inscrição no curso podem assistir ao vivo. Basta programar-se dentro do cronograma estabelecido.

Qual a diferença entre assistir ao vivo e assistir a gravação na plataforma?

A diferença em assistir ao vivo é que você tem a possibilidade de interação com os professores e pode sanar todas as suas dúvidas ao final de cada aula. Sempre há um espaço em que o professor interage com os alunos. Isso não quer dizer que você não aproveitará o curso assistindo as aulas gravadas, pois os questionamentos feitos pelos alunos durante a aula ao vivo, também ficam disponíveis para você assistir na gravação. Além disso você pode enviar uma mensagem ao professor que ele responderá dentro da plataforma.

Não sei utilizar o Zoom, o que eu faço?

Não se preocupe, ao realizar a compra do curso, antes do início das aulas, você receberá toda a orientação para instalação do programa.

Terei o certificado ao terminar o curso?

Ao término do curso, ao ser computada a sua presença, você mesmo pode gerar o seu certificado de realização do curso.

Tenho que assistir só pelo computador?

A plataforma da FEBRACT pode ser utilizada em qualquer dispositivo, desde que sua visualização da aula não seja prejudicada. Então você pode assistir as aulas do seu computador, tablet, smartphone, etc. Da maneira que achar melhor e no lugar que você achar mais adequado.

Como ter acesso ao certificado do curso?

Ao completar 100% das presenças nas aulas o aluno terá acesso à prova de avaliação, após realização da prova, sendo aprovado, o aluno será direcionado à página que possibilitará gerar o seu certificado.

1 mês Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 mês após a matrícula.

Profissionais de diferentes áreas que atuam nas Comunidades Terapêuticas ou que tenham interesse em aprimorar os seus conhecimentos a respeito do tema.

Lucas Roncati
"Gerente de Produtos e Serviços da FEBRACT"


Psicólogo - CRP 06/154386

Gerente de Produtos e Serviços da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas - FEBRACT. 

Gestor Geral da Comunidade SOL - São José do Rio Preto - SP 



Roberta Paya
""


Daniel Cordeiro
"Psiquiatra"


Médico formado pela Universidade Estadual do Pará. Psiquiatra pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Educador sexual pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) Mestre em Psiquiatria pela Universidade de Londres (King's College)


Neide Zanelatto
"Psicóloga"


Neide A Zanelatto é psicóloga formada pelo Instituto Metodista de Ensino Superior desde 1979. No ano de 2003 concluiu o Mestrado em Psicologia da Saúde, pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo. Pós graduação como especialista em Dependência Química, pela UNIFESP.


Janaina Turisco
"Psicóloga"


Psicóloga Especialista em Mindfulness e Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo. Instrutora Certificada em Mindfulness aplicado a promoção da saúde (MBHP - Mindfulness Based Health Promotion), Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness (MBRP - Mindfulness Based Relapse Prevention) e Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (MBCT - Mindfulness Based Cognitive Therapy)Mindfulness Based Health Promotion), Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness (MBRP - Mindfulness Based Relapse Prevention) e Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (MBCT - Mindfulness Based Cognitive Therapy)


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Conteúdo Programático

  • 1. Ambientação Online - UPPSI - Boas Práticas
Tem como objetivo fornecer subsídios teóricos sobre os modelos de tratamento existentes com famílias de dependentes químicos; proporcionar aos profissionais, conhecimento sobre a dinâmica e funcionamento do sistema familiar; Manejo dos profissionais para a realização de intervenções familiares em diferentes settings e aprimorar habilidades para especificidades do contexto familiar para orientação, atendimentos clínicos e intervenção breve familiar.
  • 1. Intervenções Familiares 1
O objetivo desta disciplina será o de apresentar aos alunos o modelo de Prevenção de Recaída, seus conceitos básicos, sua aplicabilidade dentro de um tratamento para TUS, e como conduzir sessões de PR inseridas no processo de tratamento.
  • 1. Terapia Cognitivo Comportamental - Da Prevenção Da Recaída
Capacitar o profissional a reconhecer os efeitos das diferentes substâncias psicoativas em seu uso, abuso e dependência. Exercitar linha de raciocínio voltado para a correta forma de correlacionar sintomas e apresentações clínicas a fim de um correto diagnóstico, incluindo o conceito de comorbidade.
  • 1. Diagnóstico
O segundo objetivo será o de apresentar aos participantes do curso os conceitos fundamentais da TCCHSE, indicando quais e como as habilidades importantes ou principais dentro de um tratamento para TUS devem ser desenvolvidas ou treinadas. A aula inclui a apresentação de escalas fundamentais para que este treinamento seja colocado em prática.
  • 1. Terapia Cognitivo Comportamental - Das Habilidades Sociais e de Enfrentamento De Situações de Alto Risco
Tem como objetivo fornecer subsídios teóricos sobre os modelos de tratamento existentes com famílias de dependentes químicos; proporcionar aos profissionais, conhecimento sobre a dinâmica e funcionamento do sistema familiar; Manejo dos profissionais para a realização de intervenções familiares em diferentes settings e aprimorar habilidades para especificidades do contexto familiar para orientação, atendimentos clínicos e intervenção breve familiar.
  • 1. Intervenções Familiares 2
O objetivo dessa disciplina são: apresentar o conceito de Mindfulness e a importância do cultivo diária desse estado mental, onde estaremos atentos ao momento presente de forma intencional, colaborando assim para uma melhor qualidade de vida e redução de ansiedade e estresse; Apresentar o protocolo de Prevenção de recaída baseada em mindfulness como um tratamento complementar do transtorno por uso de substâncias; Cultivar práticas e exercícios de autocuidado em cuidadores, trazendo principalmente o conceito de compaixão e autocompaixão.
  • 1. Mindfulness e Prevenção de Recaída
  • 1. Prova - Boas Práticas
  • Prova . Boas Práticas
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